domingo, 30 de novembro de 2008

Monte verde

Monte Verde é mesmo muito linda. Tem muitas lojinhas charmosas, restaurantes com as deliciosas comidinhas mineiras e fondues e cafés que servem, além do café própriamente dito, deliciosos bolos, tortas e muito chocolate. Todos os lugares são muito bem decorados seguindo uma linha rústica, no estilo campestre alemão.
Achei lojinhas cheias de artigos em patchwork, muito bem feitas e com preços bem acessíveis. Também achei lojas de roupas em lã e linha (algumas feitas em Monte Sião).
Gostei muito do passeio, mas... A estrada é uma lástima. Não é que seja esburacada... O asfalto quase que já não existe mais e o percurso que seria de 30 minutos chega a passar de uma hora. Chegamos muito tensos e preocupados com a volta, pois estava ameaçando chuva. Mesmo dentro da cidade as ruas estão muito mal conservadas. É um descaso e uma falta de consideração com os turistas que vêem de longe, animados com sites e propagandas dos hotéis e pousadas. Algumas pessoas não querem a estrada pois acham que se ela for refeita o progresso trará malefícios à cidade... Que asneira (desculpem). Vejam o exemplo de Gramado, um primor de conservação e desenvolvimento (e já faz tempo), que ainda conserva todo o charme de cidade do interior, com um povo educado que para o carro, quando nos aproximamos da borda da calçada para atravessar. É uma burrice sem tamanho privar um povo do desenvolvimento e da melhoria no padrão de vida que um turismo bem planejado e incentivado para a exploração consciente das belezas naturais trariam à cidade. Existem muitos passeios na linha naturalista, que atraem um público preocupado com o meio ambiente e já uma estrutura hoteleira muito bem preparada.
Só falta a prefeitura usar a inteligência e asfaltar novamente a estrada e as ruas da cidade (além de outras coisinhas para os habitantes), pois a iniciativa privada já está fazendo a sua parte.
Bem... Eu fui ao toilete no restaurante onde almoçamos e as portas muito simples, daquelas de ripas de madeira e trinquinho bem antigo, estavam pintadas com uma pátina em verde escuro e flores no estilo Bauernmalerei. Uma graça, que me fez ficar alguns minutos parada, observando. Por isso é que postei a foto na abertura, pois me lembrei desse quilt, feito pela minha querida amiga Sônia Mazzarino com os riscos que foram enviados na nossa brincadeira chamada BOM (Block of the Month) de 2007. Nós sempre fazemos esse tipo de atividade em grupo com as meninas do Patchepinte (e aí fica o convite novamente para que participem). O quilt em questão é um trabalho chamado Baltimore Álbun Quilt e, segundo informações do America's Quilting History é muito provavel que o povo alemão teve alguma inflencia nos desenhos utilizados nessas aplicações. Eu noto certa semelhança, vocês não? Podem conferir olhando as pinturas do estilo Bauernmalerei na foto ou clicando aqui.
Por falar nisso, já estamos abrindo as inscrições para as turmas de Pintura Decorativa, que incluem, além do Bauer, os seus primos Hindeloopen e Rosemaling (foto ao lado) e a Pintura Country.
No caminho, na cidade de Extrema, MG, paramos na casa da nossa amiga Vivi e pudemos conferir a barriguinha linda da Juliane, gravidinha já de 4 meses. Ela, a Vivi, tem uma graça de ateliê, cheio de trabalhos lindos em patchwork, bonecas de pano e pintura, e muitas, muitas peças para bebê, que é a sua especialidade. Parabéns Vivi. Revimos também a querida Patrícia, uma advogada nas horas vagas, pois o que ela gosta mesmo é de fazer patch.
Beijocas e ma excelente semana a todas
Eliana

5 comentários:

CATIA VANSAN disse...

Linda essa colcha em baltimore.

Estou doida para comecar a minha... estou ultimamente mais paciente e apaixonada por trabalhos a mao.

Bjinhos

Regina Diniz Outeiro disse...

Lindos trabalhos, mas a colcha é tudo de bom!!!
Bjus

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Venho fazer uma visita.Adrei os seus trabalhos.A colcha é maravilhosa.bjtos.Nile.

ninakopke disse...

TIA LILI TENHO QUE MONTAR A MINHA RSRSRSRS PARA A SENHORA VER GOSTEI DOS MARRONS EM VOLTA VOU COPIAR TUDO BEM ? MAIS A MINHA SERÁ COM ROSA EM VOLTA OU CORAL BJS NINAKOPKE!

Anônimo disse...

Finalmente consegui, obrigada Tia Lili, passei para dizer vc é nota 1000.Parabens Regina