terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Churn Dash

Churn dash...churn dash... Pra quem ainda não sabe, o nome desse bloco é "Churn Dash". É o "Bloco das Pás da Desnatadeira", ou seja, o desenho representa as pás da máquina que bate o leite para separar a nata, fazer o creme, a manteiga, etc... Eu não sei muito bem a história do nome, mas o som bem que me parece o da máquina em movimento, pra vocês não? Churn dash, churn dash, churn dash... Esse é o meu bloco preferido. Entre tantos dos quais eu gosto, uns eu gosto mais, outros um pouco menos, mas esse me encanta por demais. É simples, mas perfeito (talvez por isso mesmo). Vamos á receita do bloco? Vamos precisar de: 1 fat de tecido abóbora 1 fat de tecido verde 1 fat de tecido creme Placa de corte, régua e cortador circular Passe os tecidos a ferro, dobrados ao meio no sentido que mede 50 cm. Coloque o tecido Creme sobre a placa e posicione a régua sobre ele e refile, ou seja, corte a ourela e, se não houver, corte de meio a um centímetro, o suficiente para dexar a borda do tecido bem retinha e acompanhando o fio do tecido. Vire o tecido e posicione a régua de forma que a linha que marca 5 centimetros coincida com a borda que acaba de ser refilada. Passe o cortador para cortar uma tira. repita com o tecido abóbora.
Coloque as duas tiras juntas, direito com direito e passe uma costura unindo as duas. Eu sempre uso a medida de meio centimetro como margem de costura. para isso, movo a agulha da máquina para a direita, de forma que da agulha até a lateral do pézinho a medida seja exatamente essa. Nas máquinas casiras comuns, basta mudar a posição para a direita.
Passe a ferro dirigindo a costura para o lado do tecido abóbora (o mais escuro). Refile uma das extremidades, ou seja: Coloque a faixa obtida sobre a placa e posicione a régua sobre ela fazendo com que uma das linhas horizontais coincida com a linha de união dos dois tecidos. Passe o cortador e corte a sobra. Automáticamente a extremidade ficará reta e em ângulo de 90º com as laterais da faixa. Vire a faixa e posicione a régua de forma que a linha que marca 10 cm fique alinhada a borda refilada. Corte 4 patches da faixa, sempre verificando o "esquadro". Para isso, faça com que uma das linhas horizontais fique sempre acompanhando a linha de união dos dois tecidos. Da mesma forma, corte uma tira de 10 cm do tecido creme e outra do tecido verde. Coloque a tira de tecido creme sobre a mesa e corte dois quadrados de 10 x 10 cm. Corte dois quadrados de 10 x 10 cm também do tecido verde. Faça um traço à lápis de angulo a ãngulo em cada um dos quadrados de tecido creme. Coloque sobre os quadrados de tecido verde, direito com direito e passe uma costura de cada lado da linha traçada. posicione a régua exatamente sobre a linha traçada a lápis e corte, separando dois triângulos. Abra cada parte e surgirá um novo quadrado formado por dois triângulos, um verde e um creme. Passe a ferro dirigindo as sobras de costura para o lado verde. Com a tesoura, corte as pontinhas nos ângulos. Corte mais um quadrado de 10 x 10 cm de tecido creme. Posicione todos os patches sobre a mesa formando o bloco e costure as três "carreiras" horizontais. Costure as "carreiras", fazendo com que as costuras entre os patches fiquem bem alinhadas. Para facilitar, coloque um alfinete próximos às costuras, de forma que fiquem estabilizadas. Passe a costura sem retirar o alfinete. Depois de costurar as três "carreiras", passe a ferro dirigindo as costuras como se vê na foto. Bom Trabalho e Aproveitem!!! Beijocas Eliana

16 comentários:

Georgina disse...

Wow! Quanto trabalho no passo a passo, tudo tão bem explicadinho. Obrigada, ficou muito claro. bjos.

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Nossa como foi bom passar por aqui...o meu pézinho de máquina (eu costuro tortinho tortinho!) está marcado (com fita adesiva!)prá .75....terei que movê-lo!....bom dia Tia Lili...adorei as cores do seu bloco...
beijufas..
di
P.S.Tô filízzzzzzzzzzzz,feito pinto no lixo;por ser uma das ganhadoas do mimo!....

CATIA VANSAN disse...

Assim ficou facil, facil!!!
To amando esse projeto... o meu bloquinho só falta bordar!!!

Bjinhos e obrigado por dividir conosco essa paixao pelos paninhos. Sou vidrada neles e a culpa é SUA!!!

Anônimo disse...

Eu amei!!! Eu que não sabia fazer nada de patchwork, agora já sei. Obrigada Tia Lili. Um beijão.
aneraher@yahoo.com.br

LiSi Patch disse...

Olá,
Seu PAP tá 1.000 , ainda mais com esse verdinho lindo! AMEI.
Faz tanto tempo q não faço esse bloco q eu já tinha esquecido. Foi muito bom relembrar.
Vi o bloco da Izabela no post anterior, adorei!
Sucesso no seu projeto.
bj.
Lidia

Silvia disse...

Eliana, que demais este teu PAP; pra iniciante feito eu é importantissimo este "pulo do gato", sabe? Foi só virar a agulha pra direita que deu certinho.

Beijocas agradecidas
Silvia-Catanduva/SP

Anônimo disse...

Nossa! Eu que sou iniciante estava precisando desta aula amaravilhosa.Está muito bem explicada.Obrigada.
Marília Carvalho - MG

NANDA disse...

Adorei o passo a passo e a explicação !
Assim que tiver um tempinho vou me aventurar !
Está de parabéns, muito bem elaborado !
Beijocas
Nanda

Anônimo disse...

Tia Lili

Com um PAP assim ficou muito fácil de fazer o bloquinho.
Bjks
Sônia Mazzarino

Unknown disse...

Bom Dia Tia lili gostaria que vc pudesse me ajudar com uma duvida, estou no grupo de iniciantes, e queria comprar com vc os materiais necessarios, fora os tecidos, gostei muito do kit dos tecidos nacionais, mais não achei na lojinha o tecido que vai de fundo, e qual cortador e placa tenoh que comprar, desculpe te encomodar, mais to perdidinha pois queria ja comprar tudo certinho num lugar so, obrigada pela sua atenção! Beijokas!

Daisy disse...

Oi Eliana
Não consegui mandar o email,mas coloquei seu link em meu site:
http://daisycarpi.blogspot.com/
Suas artes são marvilhosas,parabens!

Anônimo disse...

Este bloco é tudo de bom!
Fica lindo em qualquer projeto, tanto isolado como em conjunto.
Seu pap está 1000!
Beijocas

Anônimo disse...

tia Lili, eu adorei rever esta tecnica, ja, que são tantas e a gente vai esquecendo de algumas.beijocas e quero participar do mistery quilt.

ninakopke disse...

TIA OBRIGADO PELO PAP MUITO BOM MESMO BJS NINAKOPKE!

Meg disse...

Nossa que aula maravilhosa Tia Lili, com uma aula dessas nem vou mais fazer curso!!!! Muito obrigada e de agora em diante vou acompanhar suas aulas.....bjinhos querida e obrigada por dividir conosco toda sua sabedoria e experiência...tenha um dia explêndido e com aulinhas novas para nós tá bom!!!!
Meg

Anônimo disse...

Nossa!!