quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Economizando tempo e tecidos

Puf...puf... estou atrasada... puf...puf... Sou meio preguiçosa para correr, fazer exercícios, malhar, mas corro o dia todo, sem parar (e sem me dar conta, às vezes). Na loja, arrumando os paninhos (as cores dos kits de tecidos sou eu que escolho), no Ateliê dando aula (as alunas agora estão coelhando...) ou trabalhando em algum projeto. Aqui em casa, quando não estou no computador, estou também trabalhando nos projetos (mas aí é mais prazer que trabalho).
Acho que posso chamar isso de maratona, mas é muito bom... Meu marido diz que quem faz o que gosta não se cansa. E é verdade, porque fisicamente eu me canso sim, mas no dia seguinte estou sempre muito bem disposta, pronta pra recomeçar.
Bem... Como prometi, pagarei (com atraso) minha dívida sobre como economizar nossos preciosos paninhos, se bem que a gente sempre guarda os scraps para aproveitá-los depois (hummm... Isso me deu uma idéia para os próximos posts... Aguardem!).
Vamos lá então. Depois de costurar exatamente sobre a linha traçada, passe uma costura paralela, a 1 cm de distância da costura já feita, no lado que será descartado, como se pode ver na foto:

Daí coloque sobre a placa de corte e posicione a régua de forma que a linha de corte fique centralizada entre as duas costuras:

Passe o cortador e separe a ponta que agora é um triângulo:

Mas ao abrí-lo... Surpresa!! Ao invés de dois triângulos você obteve um quadrado com triângulos perfeitos, que é o nome desse patche, muito usado para compor vários blocos.

Espero que tenham gostado!

A foto de abertura é de uma coelhinha feita por uma das alunas (porque coelhar é preciso e já se faz urgente, porque o tempo voa...). Atrás dela, pinturas que fiz já faz muito tempo. Botem reparo na caixa de costura á esquerda da coelhinha, decorada com fuxicos e botões de madeira também pintados. Não é fofa?

Bjs Eliana

13 comentários:

CATIA VANSAN disse...

Essa coelhinha é minha paixao.
Tia Lili, estou aqui ó!!!
Na verdade tenho acompanhado grupo e o blog, mas sem tempo para postar. Assumi o projeto de decoração das salas de EBD e CULTINHO INFANTIL na Igreja e estou correndo contra o tempo.
Te mandei um e-mail a 2 dias dizendo que estaria ausente de um dos projetos, mas continuo ativa e empolgada para outros 2: together e Baltimores.

Bjinhos e obrigada pelo carinho

Nilda Biagio disse...

Olá Tia Lili
Obrigada pela ótima dica!!!!
Bj
Nilda

Carmen Paschoalli disse...

Oi Tia Lili,sou sua fã,gostaria de saber se vc pode fazer um molde de uma bolsa que vi no blog www.pipoquitascomart.blogspot.com
Mala flor de Lis.se vc puder ver postagens mais antigas verá o interior e o fundo da bolsa.Fico agradando.Obrigado

Carmen Paschoalli disse...

Fiz uma mas não ficou legal,preciso de um molde

Eliana Zerbinatti... disse...

Essa é a Coelha Manola, criação da Maria Fuxico. Também acho linda, linda...

Anônimo disse...

Olá!
Estou sempre por aqui!
Confecciono bolsas exclusivas, e semana que vem iniciarei um curso de PAtch. Estou super empolgada!
Bjão!

Vera disse...

Eliana...Tudo de bom este PAP do
Flying Geese,estou atentíssima...
Obrigada!!

Anônimo disse...

Oi tia!
Linda, linda!
Dê parabéns paa sua aluna ;)
bjs
Cris

ninakopke disse...

TIA LILI AMEI A COELHA !!!! A SENHORA TEM O MOLDE NA LOJA? BJS NINA.

Eliana Zerbinatti... disse...

Nina
Esse molde é de uma artista cujo nome artístico é Maria Fuxico.
Vou tentar achar algum telefone ou endereço e postar aqui para todas.
Beijos
Eliana

Lina Jehle disse...

Oi,
to começando agora, nesse momento. Pra falar a verdade queria toda ajuda do mundo !!

Bjs, fica bem

Unknown disse...

Olá minha querida, só agora vi seu blog e esta muito bom, da para aprender bastante, quando puder venha conhecer o meu, vai ser muito beom receber sua visita, bjss
soniareginapinturaemtecidos.blogspot.com

Unknown disse...

Does your student have a pattern for the adorable bunny? (I love her feet!) I have been looking for a bunny to make for my granddaughter Leionna for Easter (she is 4 and would love it!) and this one would be perfect!

Thanks so much for your help!

Susan in Alabama
seknorwood@gmail.com